
Confira as melhores dicas para conseguir um bronzeado bonito e saudável!
Conquistar uma pele bronzeada é o desejo de muitas pessoas durante o verão. No entanto, a estação mais quente do ano apresenta alguns riscos ao corpo, como queimaduras, insolação, manchas e até o desenvolvimento do câncer da pele. Por isso, todo cuidado é necessário para manter a pele segura nessa época. Mas afinal, como bronzear rápido sem correr riscos?
Ninguém precisa castigar o corpo para obter os benefícios do sol. Você vai descobrir hoje que existem alguns cuidados necessários e bem práticos e que vão ajudar a manter a cor e a saúde da sua pele. Nada de queimaduras e nem manchas! Hora de aprender os segredos do bronze perfeito da maneira mais rápida e saudável possível. Continue sua leitura e confira nossas dicas.

Afinal, como bronzear rápido de maneira saudável?
Primeiro vamos entender melhor sobre como a pele funciona. Você deve conhecer a melanina, certo? Ela é a proteína responsável pela pigmentação dos cabelos e olhos, porém, está em maior quantidade na pele. Sua principal função é ajudar a proteger o organismo dos efeitos agressivos da radiação solar, mas quando há exposição excessiva aos raios UV, ocorre maior produção desses pigmentos, refletindo no efeito bronzeado. Ela funciona basicamente como um mecanismo de defesa contra a radiação, que penetra na pele e gera lesão no DNA das células.
A questão é que as pessoas produzem quantidades diferentes dessa pigmentação no corpo. Por isso, a maneira de como bronzear rápido vai variar de caso a caso. Quem tem pele clara apresenta naturalmente pouca melanina na pele, por isso, tende a se queimar com facilidade e ao invés de bronzear. Por outro lado, quem tem a pele morena e negra apresenta maior quantidade de melanina, sendo capaz de produzir um bronzeado com maior facilidade. O segredo para garantir uma marquinha saudável em qualquer fototipo, é necessário ter paciência: a exposição ao sol deve ser gradual e com fotoproteção, proporcionando um estímulo à formação de melanina e evitando a queimadura solar.

Quer saber como bronzear rápido, mas de forma natural e segura? Use protetor solar!
Apesar de soar contraditório, o uso do protetor solar não confere um bloqueio completo aos raios ultravioletas, permitindo um estímulo suave, o que aumentará a quantidade de melanina e, consequentemente, dando o aspecto bronzeado. O jeito mais rápido é o jeito mais seguro, então tenha paciência e siga essas dicas com cautela. Mesmo que você não seja propenso a queimaduras, esses raios ainda aumentam o risco de câncer de pele e envelhecimento precoce.
O recomendado é um protetor solar com FPS 30 no mínimo e de amplo espectro com uma classificação UVA de 5 estrelas para garantir que você esteja protegido dos raios UVA e UVB. A quantidade correta a ser usada é uma colher de chá para todo o rosto e pescoço, e deve ser reaplicada a cada duas horas durante a exposição ao sol ou após entrar na água.

Tenha uma alimentação rica em betacarotenos
Nem todo mundo sabe disso, mas o que você come pode fazer diferença para quem quer saber como bronzear rápido. Isso porque a alimentação contribui para a produção de melanina, que é um pigmento natural que dá cor à pele, deixando-a mais bronzeada.
A dica é tomar um suco com 3 cenouras e 1 laranja, todos os dias, cerca de 3 semanas antes da exposição solar e durante o período de exposição ao sol e consumir alimentos ricos em betacaroteno e outros antioxidantes, como tomate, damasco, morango, pitanga ou manga, por exemplo, 2 a 3 vezes ao dia, pelo menos 7 dias antes da 1ª exposição solar. Além de te ajudar com o bronzeado, estes alimentos combatem os radicais livres, protegendo a pele do envelhecimento precoce. Ao alinhar uma boa alimentação com proteção solar, hidratação e cuidados diários, a sua pele se manterá bronzeada por mais tempo e, acima de tudo, saudável.

Hidrate sempre sua pele
Outra dica de como bronzear rápido é ter a pele sempre bem hidratada tanto antes, quanto depois de pegar sol. Ele desidrata a pele e, por isso, devemos reabastecê-la com hidratante e ingerir água com frequência. Passar o creme após a exposição solar deixa o bronzeado uniforme e evita o ressecamento. Invista e capriche no uso dos hidratantes todos os dias com ativos como pantenol, aloe vera, camomila e manteigas, como a de karité.
Dica de ouro: A hidratação mantém o bronzeado por mais tempo, pois ajuda a pele a não descamar ou ressecar e a fixar a cor dourada.
Lembre-se: uma pele bem hidratada sofre menos com a agressão do sol. Além de utilizar hidratantes, não esqueça de beber água, principalmente nos dias de exposição ao sol, quando o seu corpo está perdendo líquido mais rapidamente através da transpiração.

Como bronzear rápido indo nos horários adequados
Muito cuidado quando for se bronzear, não dá para ficar exposto em qualquer horário. O sol está mais forte entre as 10 e 16 horas, por isso, tome cuidado nesse período, principalmente nos meses de verão. No entanto, isso não quer dizer que você pode largar o protetor solar após esse tempo! Sua pele deve ser protegida sempre.
Além disso, é importante usar óculos escuros e um chapéu. Já que a pele do nosso rosto é mais sensível à luz. Se você quer um bronzeado uniforme, saiba que essa parte do seu corpo absorverá a luz radiante mais rapidamente.

Como fazer um autobronzeador caseiro
Outra forma simples de conseguir um bronzeado sem que tenha que se expor ao sol, é passar um autobronzeador caseiro preparado com chá preto. A pele ficará com um tom mais escuro, dando o aspecto de bronzeado de praia.
Ingredientes:
- 250 mL de água;
- 2 colheres (de sopa) de chá preto.
Modo de preparo:
Colocar a água para ferver, adicionar o chá preto e deixar ferver por mais 15 minutos. Apagar o fogo, e deixar descansar por 5 minutos. Coar e colocar o chá num recipiente de vidro, com tampa e deixar repousar por 2 dias. Com a ajuda de um disco de algodão, umedecer a pele com um pouquinho do chá e deixar secar naturalmente.

O que não se deve fazer para bronzear mais rápido
Essa informação é muito importante, então lembre-se: passar na pele coca-cola, limão ou aplicar óleo sem proteção solar, por exemplo, enquanto se toma sol, não ajuda a bronzear mais rápido, apenas queima a pele e põe em risco a sua saúde. Os ingredientes que fazem parte da composição da coca-cola, o ácido cítrico do limão ou o óleo, queimam a pele, dando a falsa impressão de estar mais bronzeada, mas não favorecem a formação da melanina, que é o pigmento natural da pele, que lhe confere um tom mais escuro.

Agora você aprendeu como bronzear rápido e se forma segura!
E o melhor de tudo é que essas dicas se aplicam a todas as cores de pele. Todas as peles precisam de cuidado e proteção, por isso não vacile na hora de se expor ao sol. Depois as consequências podem ser muito prejudiciais!
Então mantenha o uso de protetor solar, hidrate-se bem, fique atento aos horários mais quentes do sol e seja paciente com seu bronze. Você alcançará a cor desejada eventualmente!
Mais uma dica: aqui no Lojão temos opções de protetores solares corporais e faciais, além de bronzeadores para você escolher! Confira:
Em um recipiente, coloque uma colher de sopa de urucum e uma colher de sopa de margarina;
Leve ao microondas por cerca de 30 segundos, retire e deixe esfriar;
Em seguida, misture bem os ingredientes até ficar com a consistência de um óleo corporal.
Aplique protetor solar, se exponha ao sol de forma moderada, hidrate bem a pele ante e depois do sol, se alimente de frutas e verduras.
Para se bronzear rápido, é necessário passar protetor com FPS 30 no mínimo, porque é importante se proteger dos fortes raios UV. Escolha entre loções, sprays, óleos e protetores leves que contenham proteção.
Use um autobronzeador. Para não ficar com a pele manchada, antes passe um esfoliante no corpo e não use hidratante ou outro creme por cima. Depois, com a ajuda de uma luva, aplicar no corpo todo tentando espalhar bem para a cor ficar uniforme.